Slow living: dicas para uma vida menos acelerada

Sabemos que a revolução industrial mudou a nossa vivência e percepção em relação ao tempo. Passamos a ter horários laborais e sociais até aos dias de hoje.

O conceito de vida pessoal e profissional surgiu e nós passamos a separar dentro de nós próprios estes conceitos: a vida profissional, do dever e a vida pessoal e social, do prazer. E passamos a viver numa correria desenfreada sem nos apercebermos que os minutos passam por nós.

Mas como podemos aproveitar o tempo e os dias nesta nossa vida tão acelerada entre a profissão e a família e o social?

Photo by Clay Banks on Unsplash

É difícil quando se tem um trabalho com horário fixo, mas podemos fazer pequenas alterações na nossa vida.

  • Passeie

Saia de casa, vá passear longe da confusão dos carros e das pessoas (não conta ir ver montras para o centro comercial), aproveite parte do dia sem wi-fi e sem telefone na mão, desligue-se das redes sociais e veja menos televisão. Vá até ao parque infantil brincar com os seus filhos, vá andar de bicicleta em família.

  • Ande a pé

Ande mais a pé, desloque-se em transportes públicos e saia umas paragens antes, estacione o carro afastado do seu local de trabalho e vá a pé o restante percurso, se tem cão aproveite o tempo que vai com ele à rua e faça uma caminhada tranquilamente. Caminhe, olhe à sua volta, aproveite o momento.

Leia também o artigo 

  • Não encha a sua agenda

Permita-se ter tempo livre, sem nada marcado na agenda, tempo sem nada para fazer, sem horários, sem pressão, apenas para desfrutar do tempo. Aproveite para ler, passear em família ou com amigos.

  • Cozinhe

Faça as suas refeições, com calma, compre menos comida pré feita e industrializada. Aproveite as refeições, coma com calma, longe do telefone e da televisão e fale com quem está a partilhar a mesa consigo.

Estas são pequenas mudanças que podem fazer a diferença na nossa rotina diária e na forma como vivemos e aproveitamos o tempo.

Para ter sempre à mão as Dicas para ter uma vida menos acelerada, guarde este artigo no Pinterest

Pode também gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *