Eco Dicas: Cozinha

Decidi começar a partilhar, neste meu cantinho, dicas ecológicas e económicas, que todos nós podemos seguir por forma a poupar o nosso Planeta e o nosso bolso.

São eco dicas fáceis de seguir e que podem fazer a diferença.

Hoje escrevo sobre o que podemos alterar e fazer na nossa cozinha para poupar.

  • Lavar loiça

Ponha a máquina da loiça a lavar quando esta se encontrar cheia – poupa na água, electricidade e ambiente. Quando lavar a loiça à mão, opte sempre por a lavar em água parada e não em água corrente.

  • Roupa

Ponha a máquina a lavar quando se encontrar cheia. Lave a roupa a baixas temperaturas para evitar o desgaste dos tecidos e a libertação de micro fibras. Seque sempre a roupa ao ar, aproveite o sol e o vento, mesmo em dias de inverno, evite ao máximo usar a máquina de secar.

  • Frigorifico

Abra o frigorifico o mínimo possível e feche assim que já não necessitar de nada que se encontre lá dentro. O consumo de energia aumenta quando o aparelho necessita de restabelecer a baixa temperatura e quanto mais tempo a porta estiver aberta, mais a temperatura aumenta.

Leia também o artigo

  • Panos de cozinha

Use panos de cozinha em vez de rolo de cozinha de papel. Aproveite velhos tecidos, reutilize os panos e diminua a quantidade de lixo e a necessidade de abate de árvores.

  • Guardanapos

Use guardanapos de tecido em vez de guardanapos de papel. Marque os seus guardanapos de tecido para saber quem o usou, evitando ter que os lavar sempre que são usados.

  • Compre a granel

Sempre que possível compre a granel e use os seus sacos e embalagens reutilizáveis.

Photo by Hayley Maxwell on Unsplash
  • Água

Aproveite a água de cozer os legumes para regar as suas plantas, elas agradecem os nutrientes que vão receber.

Beba água da torneira em vez da água engarrafada em plástico descartável e use garrafas reutilizáveis.

Feche sempre muito bem a torneira e caso verifique alguma fuga de água, chame o canalizador, não desperdice água potável.

  • Esponja da loiça

Quando deitar fora a sua esponja de lavar a loiça troque por uma esponja vegetal e natural ou por escovas de madeira para lavagem de loiça.

  • Alimentação

Opte sempre por produtos da época e da sua zona. Não compre alimentos processados e industrializados e evite comprar alimentos embalados em plástico. Faça as suas refeições e contabilize bem os alimentos que irá necessitar para fazer a refeição, por forma a evitar desperdícios.

Para ter sempre à mão as Dicas ecológicas: Cozinha, guarde este artigo no Pinterest

Pode também gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *