Dicas para uma vida mais sustentável

sustentabilidade

Tanto se fala hoje em dia em Sustentabilidade. Mas o que é isso da Sustentabilidade???

Fui procurar a definição e o conceito desta palavra.

Comecei pelo meu velhinho dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora (1998), que não tem a palavra que procurava, mas tem Sustentável, que significa, “que se pode sustentar, defender ou seguir (do latim sustentabile)”, e a palavra Sustentar, que significa, “segurar por baixo; suportar; escorar; aguentar; amparar; resistir a; fazer frente a; conservar; manter; alimentar; impedir a queda ou a ruína de; dar ânimo a; alentar; confirmar; prolongar (o som, a voz); conservar-se firme; equilibrar-se; alimentar-se; aguentar-se; resistir (do latim sustentare)”.

Mas na Wikipédia encontra-se facilmente esta palavra, tão na moda. “Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente, este conceito tornou-se um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras. Este novo princípio foi ampliado para a expressão “sustentabilidade no longo prazo”. A sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade de o ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O conceito de sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, económicas e ambientais.”

Pois é, Sustentabilidade, é aquilo que a Natureza faz naturalmente e o ser humano desfaz por ganância.

Felizmente existem Seres Humanos que se preocupam com o Planeta onde vivem e estão a tentar garantir que os seus recursos não se esgotem. Todos nós podemos fazer a diferença e é tão simples.

Deixo aqui algumas dicas para que possamos garantir que os nossos netos conheçam o Planeta como nós.

  • Economizar água

Fechar as torneiras quando não estiverem a ser usadas, por exemplo, desligar quando estiver a escovar os dentes ou a ensaboar o corpo ou a fazer a barba, consertar os canos com problemas para evitar pingos e desperdícios, usar autoclismo com duas descargas, reutilizar água da cozedura dos vegetais e da chuva para regar as plantas.

  • Evitar os plásticos

Elimine artigos descartáveis, evite comprar produtos embalados com plástico ou produzidos à base de plásticos, opte por lojas a granel ou sacos de tecido fino para pesar os seus alimentos, beba água da torneira e use garrafas reutilizáveis, procure outras soluções que já existem no mercado e que não são mais caras, como muitas pessoas pensam.

Leia também o artigo

  • Evite produtos químicos 

Muitos dos produtos que usamos para limpar a nossa casa e até mesmo o nosso corpo têm produtos químicos, escolha produtos de limpeza biodegradáveis e receitas caseiras, que se decompõem na Natureza e opte por sabonetes e shampoos sólidos.

  • Seja menos consumista

Compre apenas o necessário, diga não ao fast fashion, à roupa barata que dura apenas uma estação, opte por artigos de boa qualidade, é preferível ter menos mas bom que mais sem qualidade, não compre só porque está na moda, compre apenas o que necessita e que sabe que irá ter uso e o mesmo se aplica a artigos de decoração, compre apenas o que necessita e poupe tempo também nas limpezas.

  • Economize energia

Apague as luzes quando não estão a ser usadas, use lâmpadas económicas, não deixe a televisão ligada se não estiver a ver, retire da tomada os electrodomésticos que não estejam a ser utilizados, não deixe aparelhos electrónicos em stand by, evite manter a porta do frigorifico aberta por mais tempo que o necessário, opte por eletrodomésticos que consumam pouca energia, aproveite o sol para iluminar a sua casa, abra as janelas, use energia solar.

  • Plante árvores e adquira produtos locais e sazonais

Evite comprar produtos fora da sua zona/cidade, evitando a emissão de gases poluentes no seu transporte, vá aos mercados e feiras, estimule a economia local e ajude na manutenção dos postos de trabalho da sua zona/cidade, plante árvores.

  • Reduza, reutilize e recicle

Compre apenas o necessário, vá às compras com a lista para evitar comprar artigos desnecessários, utilize a sua criatividade e transforme coisas velhas em novas, separe o lixo e evite a poluição dos solos, faça compostagem caseira dos seus resíduos orgânicos e adube as suas plantas, nunca deite as suas pilhas e baterias no lixo comum, porque contêm metais pesados e tóxicos que contaminam o solo e água, procure sempre um pilhão.

  • Use transportes sustentáveis

Em curtas distâncias deixe o carro e faça caminhada, além de evitar a emissão de gases poluentes, faz bem à saúde, ande de bicicleta, use transportes públicos ou divida o carro com amigos e colegas.

  • Divulgue a importância de mudar hábitos

É necessário a união para conseguirmos ser mais sustentáveis, crie projectos sociais e ambientais no seu bairro, crie hortas comunitárias, passe a palavra da importância de mudarmos os nossos hábitos consumistas, divulgue a importância de preservar a natureza, ensine as crianças a serem sustentáveis, pois o futuro do planeta depende disso.

Para ter sempre à mão as Dicas Como ser mais Sustentável, guarde este artigo no Pinterest

Pode também gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *